BackButton
curral_atlantis

As condições edafo‑climáticas do Pico, arquipélago dos Açores, caracterizam‑se por ventos fortes, temperatura constante pela proximidade do mar, um solo único e distinto do conhecido em Portugal. A qualidade e o prestígio dos vinhos dos Açores são conhecidos de longa data.
Em 2004, a Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha, por reconhecimento e classificação pela UNESCO, foi elevada ao estatuto de Património Mundial da Humanidade.
As vinhas são cultivadas em “currais”, rectângulos de solo de 2m de largura por 6m de comprimento, ladeados por 4 paredes de cerca de 1m de altura, labirinto de muros de pedra solta, inseridos numa estrutura complexa. Foi pensada para protecção das videiras dos efeitos perniciosos da ventania e sais marinhos, mas sem prejudicar a penetração dos raios solares e o escoamento da produção.
Os muros de pedra basáltica, retirada do solo, recriam um ambiente de estufa, ao permitirem a manutenção do calor durante a noite, mantendo, no período de maturação, uma amplitude térmica baixíssima, de que resultam mostos com teor alcoólico provável de 14 a 17 graus
A Curral Atlantis produz anualmente 70 mil garrafas de vinho, entre brancos, tintos e licorosos, usando para tal uvas de produção própria e outras compradas a pequenos produtores do Pico, ilha que concentra a maior área de cultivo de vinho nos Açores.

Licoroso do Pico Nectar do Curral Atlantis 2006
Tinto Curral Atlantis Merlot e Cabernet Sauvignon 2014