BackButton
quinta_do_monte_travesso

A Quinta do Monte Travesso é uma propriedade do Douro, localizada em Tabuaço, na sub-região do Cima-Corgo. 

È uma exploração familiar que se dedica ao engarrafamento de vinhos e azeites com a sua própria marca, bem como ao turismo.

 

As vinhas estendem-se por um vale ao longo de 16 hectares.

Os solos são pobres e xistosos, neles predominam as castas tintas mais nobres como a Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. Nos brancos encontramos Cerceal, Fernão Pires, Malvasia Fina, Gouveio e Rabigato.

Para preservar as vinhas mais antigas mantêm-se algumas parcelas com encepamentos de compasso apertado, onde todo o trabalho é manual. Pelo contrário, nas novas plantações em patamares e vinhas ao alto foram utilizados compassos largos que permitem a sua mecanização.

Nos novos vinhedos, para além de uma criteriosa escolha do material colonal, tem sido dada especial atenção à condução da videira e ao seu embardamento.

 

Após uma cuidada recolha das uvas em caixas de pequena capacidade, os Vinhos Brancos são fermentados pelo método de bica-aberta, com decantação em inox e posterior fermentação em cubas com controlo de temperatura.

Os Vinhos Tintos são fermentados quer nos lagares, quer nas cubas de fermentação de pequeno volume. Depois da fermentação malolática estagiam por tempo indefinido em barricas novas e usadas de carvalho francês e americano de 225 litros. Posteriormente são criteriosamente elaborados os lotes para serem engarrafados com a marca da Quinta.

Branco Quinta do Monte Travesso 2014
Tinto Quinta do Monte Travesso 2013
Tinto Quinta do Monte Travesso Reserva 2013
Tinto Travesso 2015